Produtos lácteos fermentados caseiros para crianças até 2 anos

Relevante em qualquer idade
De acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), os produtos lácteos fermentados devem ser introduzidos na dieta de crianças a partir dos 8 a 10 meses. A partir daí, a nutrição com produtos lácteos fermentados continua sendo relevante para crianças de qualquer idade.
Qual a idade do seu filho?

Alimentação complementar com produtos lácteos fermentados para bebês

Alimentação complementar - o que é isso?
A amamentação é a nutrição mais ideal para crianças no primeiro ano de vida. Recomenda-se continuar a amamentação até os 2 anos de idade. No entanto, a partir dos 4 a 8 meses, os nutrientes do leite materno deixam de ser suficientes para o crescimento do bebê. Nessa idade, é hora de introduzir alimentos adicionais na dieta - a chamada "alimentação complementar". A alimentação complementar é qualquer alimento que a criança consome durante a amamentação (ou durante a alimentação com fórmulas lácteas adaptadas).

Quando introduzir a primeira alimentação complementar

A primeira alimentação complementar começa a ser introduzida entre 4 e 7 meses de idade. Esse grande intervalo é explicado pela individualidade de cada bebê e de sua mãe: o ritmo de crescimento da criança, o volume e o valor nutricional do leite materno. Apenas o pediatra que acompanha o bebê pode dar recomendações aqui.

Que alimentos dar ao bebê?

Não há recomendações claras sobre a ordem de introdução dos alimentos. Entre os alimentos que devem ser introduzidos na dieta do bebê no primeiro ano de vida estão: purês de vegetais e frutas, papas e produtos lácteos fermentados: iogurte, kefir e requeijão.

Quando os dentes nascerem, você pode gradualmente substituir os purês por vegetais e frutas cortados em pedaços. Os produtos lácteos fermentados permanecem relevantes para crianças de qualquer idade.

Não importa por qual alimento você comece, os produtos lácteos fermentados devem ser introduzidos na dieta da criança no primeiro ano de vida.

Como os produtos devem ser?

O sistema digestivo do bebê é muito sensível, por isso, a qualidade dos alimentos para a alimentação complementar deve atender a requisitos rigorosos:

  • deve ser facilmente digerido;
  • deve conter nutrientes e vitaminas em quantidade suficiente e nas proporções corretas;
  • não deve conter nenhuma substância nociva;
  • não deve causar distúrbios digestivos;
  • não deve causar reações alérgicas.

Além disso, para crianças com menos de 1 ano, há requisitos adicionais:

  • o produto deve ser homogêneo, sem grumos desnecessários;
  • o produto deve estar aproximadamente à temperatura corporal (+33..+37 ˚C).

Regras para a introdução da alimentação complementar

  • Prontidão. O bebê deve estar pronto para a introdução de alimentos complementares. Ele deve conseguir sentar-se sozinho sem apoio.
  • Saúde. Não se deve introduzir novos alimentos complementares durante qualquer doença ou durante injeções.
  • Etapas. Novos alimentos devem ser introduzidos um de cada vez. Primeiro, isso evitará sobrecarregar o sistema digestivo. Em segundo lugar, se ocorrer uma reação alérgica, será fácil identificar qual alimento a causou.
  • Aumento gradual da dose. Novos alimentos devem ser dados pela primeira vez em uma quantidade muito pequena - não mais do que ½ colher de chá, 1-2 vezes ao dia. Aumente gradualmente (dobrando a quantidade), até atingir a dose recomendada para a idade da criança. As primeiras doses do novo alimento devem ser dadas no final da refeição habitual.
  • Se algo der errado. Às vezes, um novo alimento causa certos distúrbios: erupção cutânea ou distúrbios digestivos. Nesse caso, não desista imediatamente do novo produto. Faça uma pausa de alguns dias (ou tente introduzir outro alimento) e tente introduzir o alimento novamente, começando com uma porção de meia colher de chá.

Por que os produtos lácteos fermentados são melhores

Excelente tolerância

Cada criança conhece o leite desde os primeiros anos de vida. E o sistema digestivo do bebê é projetado para absorver os produtos lácteos da forma mais eficiente possível. Os produtos lácteos fermentados, como regra, são bem tolerados pelos bebês e não causam reações alérgicas ou distúrbios. Como a quantidade de lactose diminui significativamente durante a fermentação, os produtos lácteos fermentados são bem tolerados mesmo por crianças que têm uma reação ao leite normal.

Composição rica e equilibrada

Não é de surpreender que o produto mais equilibrado para crianças seja o leite. O bebê cresceu com leite (ou uma mistura semelhante) desde o nascimento, recebendo todos os nutrientes desse produto único. Os produtos lácteos fermentados são o mesmo leite, mas em uma forma ainda mais universal.
Ele contém:

  • Proteína, parcialmente decomposta em aminoácidos - um bloco de construção para músculos e órgãos.
  • Ácidos graxos - necessários para o funcionamento normal de cada célula do corpo.
  • Carboidratos - a principal fonte de energia. Além disso, ao contrário do leite integral, os produtos lácteos fermentados têm muito menos lactose, o que garante uma excelente tolerância.
  • Minerais - cálcio, potássio, fósforo, magnésio. Para o desenvolvimento do esqueleto e o funcionamento normal do corpo a nível celular.
  • Vitamina C, vitaminas do complexo B, ácido fólico - essenciais para um organismo em crescimento.
Propriedades benéficas

Os produtos lácteos fermentados não são apenas alimentos. As bactérias vivas neste produto beneficiam a saúde da criança:

protegem o intestino de micróbios patogênicos e pútridos

fortalecem o sistema imunológico

participam da digestão e da formação de vitaminas.

Iogurte para crianças – natural e sem aditivos desnecessários

A ausência de aditivos prejudiciais e de açúcar em excesso é especialmente importante quando se trata da nutrição infantil. Alguns aditivos também podem causar reações alérgicas e distúrbios digestivos. Encontrar um produto sem aditivos na loja geralmente não é fácil.

Ótima notícia – o iogurte, o kefir e o queijo cottage de verdade podem ser preparados em casa.

Iogurte caseiro:
  • 100% natural e definitivamente fresco;
  • Não contém aditivos prejudiciais: conservantes, aromatizantes, corantes;
  • Não contém açúcar;
  • Um produto realmente vivo - as bactérias transformam o leite em iogurte diante dos seus olhos;
Iogurte probiótico vivo

Os iogurtes caseiros contêm mais bactérias benéficas do que os iogurtes de supermercado. Mas não é apenas a quantidade que importa.

Se você usar um fermento probiótico especial – o iogurte também será especial. As bactérias probióticas não apenas transformam o leite em iogurte - elas beneficiam o corpo.

Benefícios dos iogurtes probióticos caseiros:

As bactérias benéficas especiais do fermento proporcionam as seguintes propriedades benéficas:

  • Equilíbrio da microflora intestinal. Os produtos lácteos fermentados são uma maneira natural e eficaz de restaurar o equilíbrio da microflora intestinal.
  • Ótima digestão sem falhas. As bactérias probióticas especiais normalizam os processos digestivos, prevenindo distúrbios intestinais.
  • Imunidade forte. Alguns fermentos contêm um complexo especial de bactérias, cujo uso regular reduz o risco de resfriados em crianças em quase 2 vezes*
Simples de preparar
Qualquer pessoa pode fazer iogurte caseiro
4 maneiras de fazer iogurte
  • Aqueça o leite até a temperatura de +37..+40 °C. Adicione o fermento, misture.
  • Envolva a panela em uma toalha grande para que a mistura não esfrie. Deixe fermentar por 6-8 horas.
  • Após engrossar, resfrie o produto. Antes de servir, você pode adicionar frutas, nozes ou mel.

Garantia de um ótimo resultado

Os fermentos VIVO garantem que você terá um ótimo iogurte. Caso contrário, você receberá uma compensação de 2 vezes o valor do leite e do fermento.

DESCUBRA MAIS SOBRE OS PRODUTOS VIVO

ESCOLHA DE FERMENTOS LÁCTEOS

ESCOLHA DE FERMENTOS LÁCTEOS

Peça os fermentos lácteos VIVO com entrega em qualquer lugar do Brasil. Clique aqui
SOBRE OS FERMENTOS LÁCTEOS

SOBRE OS FERMENTOS LÁCTEOS

Aprenda mais sobre os benefícios para uma vida mais saudável com os fermentos lácteos VIVO. Clique aqui
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Respostas para as perguntas mais frequentes Clique aqui
Site do distribuidor oficial VIVO no Brasil
Nova Trading | Import and Export
www.novatrading.com.br
Informações do Distribuidor:
Nova Trading | Soluções para importação e Exportação
Endereço: Rua Aristeu de barros 903, Jardim Prestes de Barros, Sorocaba-SP
CEP 18021-120
Telefone. +55 15 974048539
E-mail novatrading@zohomail.com